Nos últimos anos as coberturas térmicas tiveram uma procura sem precedentes, maioritariamente devido à propaganda de carácter educativo produzido pela indústria. Outro fator importante foi a maior consciencialização de passarmos a ter hábitos diários mais saudáveis e sustentáveis. No entanto, existe uma grande variedade de possibilidades para cobrir a piscina com uma cobertura térmica, e é difícil dizer qual a melhor opção.
Como funcionam as coberturas térmicas para piscina?
É importante compreender que cada tipo de material funciona de maneira diferente e varia em termos de tratamento anti-UV, espessura, durabilidade e vida útil. Pode escolher entre diferentes cores de coberturas térmicas e optar pela que melhor satisfaça as suas necessidades.
Que efeitos tem a cor?
Os materiais opacos como a Geobubble Energy Guard são ideais para reduzir o consumo de químicos e prevenir o crescimento de algas. Isto deve-se ao facto de bloquear a luz, evitando a fotossíntese, mantendo a água desinfetada. A cobertura absorve a radiação solar resultando num aumento da temperatura, aquecendo a água e retendo o calor na piscina.
Os materiais transparentes são mais adequados para reter calor e os nossos testes têm demonstrado que as coberturas transparentes Geobubble e OXO são as mais eficientes. O material funciona como um tecto de vidro, que proporciona um aumento de temperatura em toda a superfície de água. Aumenta a temperatura da água até 10ºC em condições ótimas.
Se realizar uma seleção sobre o ponto de vista da estética, é importante considerar os assuntos explanados anteriormente como a capacidade da cobertura para reduzir os custos de manutenção da piscina, pois dependerá das características da cobertura. As restantes cores maioritariamente tendem a funcionar como um produto intermédio, entre os produtos Sol Guard e Energy Guard, que proporcionam alguma vantagem no aquecimento a alguma poupança nos químicos, mas não têm a mesma vida útil nem proporcionam uma performance elevada.